Millennials: como Gestões Transparentes podem engajar esta geração?

12/03/2020

A ascensão dos millennials – uma geração nascida entre os anos 1980 e 2000 – está revolucionando o mercado global, afinal, este público, diferente de seus antecessoresé engajado em valores que vão muito além da simples aquisição de bens e serviços: eles se sentem responsáveis por toda a cadeia produtiva envolvida em seu consumo. Esta nova perspectiva acertou em cheio o modus operandi empresarial, uma vez que a atenção do mercado consumidor passou a se concentrar, inevitavelmente, nas práticas e princípios destas organizações.  

Contudo, demanda por corporações que defendam pautas socialmente relevantes também criou uma excelente oportunidade de negócios, para qual as grandes empresas estiveram atentas: boa parte delas entenderam que disto dependia sua sobrevivência e sua rentabilidade e não demoraram a levantar bandeiras significativas e a incorporar valores coletivos em suas culturas.  

 

Uma mudança de cenário  

Hoje, marcas vendem mais do que produtos e serviços, elas vendem experiências, identidade, representatividade. E esta mudança de postura e costumes se deve às exigências impostas pelos millennials, donos de um perfil de compra bem diferente de seus ascendentes – que era irrefletido e desenfreado.  

E esta geração não dita apenas as atuais regras do mercado consumidor, mas também novas dinâmicas de relacionamento, inclusive profissionais. Segundo pesquisa realizada pelo Itaú BBA, os millennials são maioria na população brasileira e constituem 50% da nossa força de trabalho. O estudo também projeta expectativas de crescimento: até 2030 eles ocuparão 70% das ofertas de emprego. 

O fato é que eles estão concentrando renda em suas mãos, ocupando cargos de liderança, tomando decisões e traçando novos rumos no mundo dos negócios. Nos restaria saber como as empresas podem cativar este público, mas respondemos esta pergunta no começo do texto: assumindo posicionamentos inovadores e demonstrando consciência e responsabilidade frente aos anseios e dificuldades sociais!  

 

Gestão transparente: engajando profissionais e consumidores millennials 

Das muitas pautas encampadas pelas culturas corporativas atuais, estão a ética e a transparência, temas importantes não só para o cotidiano social, mas também para a saúde e a produtividade destas organizações.  

A busca por estes princípios fez com que muitas empresas adotassem novos modelos de gerenciamento, nos quais as informações sobre o negócio são compartilhadas de forma honesta e cristalina com seus estratos, ou seja, com todos os seus colaboradores. Dividir conhecimento não é apenas uma demonstração de boa fé, mas também uma forma de diálogo franco com a equipe, no qual o poder é descentralizado em prol de uma comunicação aberta, assertiva e próxima.  

As gestões transparentes não valorizam a rígida distribuição hierárquica entre cargos, mas relações horizontais, pois entendem que todos desempenham papéis fundamentais para o desenvolvimento corporativo. Assim, tanto acesso às informações quanto aos gestores se dá sem maiores entraves e de forma democrática, facilitando a logística, prevenindo indisposições no ambiente de trabalho, diminuindo erros e dúvidas, aumentando a organização, descomplicando a publicidade de fluxos e tarefas e tornando o processo mais acessível e confiável 

 

UM POR TODOS E TODOS POR UM!  

Quando informações deixam de ser restritas, as moléculas organizacionais encontram mais facilidade para enxergar o reflexo de suas atividades de um ponto de vista macro, assumindo um senso de responsabilidade mais amplo e aguçado e, por consequência, buscando resultados melhores para o todo. Outro aspecto positivo de gestões transparentes é o engajamento de seus profissionais: uma vez que os sucessos e fracassos da empresa são discutidos abertamente e os detalhes da instituição são compartilhados de maneira clara, suas ambições passam a ser as ambições de seus colaboradores também, afinal, isto dá ensejo a uma compreensão integrada e sistêmica.  Ou seja, possibilita que se estabeleça um raciocínio e um vínculo tais que a vitória de um é a vitória geral.  

Por fim, gestões transparentes inspiram confiança, seriedade, segurança e sinceridade e estas são qualidades muito apreciadas pelo mercado externo interno – principalmente quando compostos, como de fato são, por profissionais e consumidores da Geração Y 

 

Como implantar gestões transparentes:  

– Melhore o fluxo de comunicação: o primeiro passo é eliminar processos burocráticos e obstáculos na comunicação. Invista em ações e ferramentas que tornem o diálogo fluído, direto e aberto; 

– Potencialize a comunicação interna: faça com que as ferramentas de comunicação interna trabalhem a favor da gestão transparente, tornando-as canais realmente relevantes de divulgação e acesso à informação; 

– Invista em compliance: para assegurar ética e transparência na administração corporativa, é essencial que sua cultura seja composta por normas e boas práticas e que o seu cumprimento seja uma meta; 

– Forme equipes confiáveis: é claro que dividir informações sobre seu negócio, ainda que prometa bons resultados e engajamento, é uma ação desconfortável e, até aqui, pouco ortodoxa. Para que esta seja uma prática cada vez mais comum e menos incômoda, é essencial formar equipes de confiança, capazes de respeitar as normas corporativas e de manter o sigilo sobre as informações compartilhadas. 

 

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